quarta-feira, 6 de abril de 2011

Evolução da Física


Na luta pela sobrevivencia o homem foi aprendendo a conhecer a natureza e desvendar seus segredos.
Quando o homem pré-histórico usou uma pedra para confeccionar um arco para atirar uma flexa, ele, mesmo sem saber, estava incorporando conhecimento de Mecânica.
Os primeiros povos civilizados, na Mesopotâmia e no Egito, aprenderam, entre outras coisa, a bombear água para as plantações, a tranportar e levantar enormes blocos de pedra, a construir monumentos.
Mais tarde, com o gregos, nasceu a filosofia. Herdeiros de um longo processo desevolvimento cultural ocorrido nas regiões próximas do mediterrâneo, eles tentaram explicar o mundo através unicamente da razão. Os conhecimentos anteriores aos gregos foram obtidos na tentativa de resolver problemas práticos. Confundiam-se ainda com os mitos e a religião.
Os gregos deram um enorme salto ao formular racionalmente os princípios explicativos do movimento, da constituição da matéria, do peso, do comportamento da água et.
Como na sociedade grega todo trabalho físico era realizado por escravos, os gregos não se preocupavam em resolver problemas práticos. Valorizavam muito as idéias e muito pouco a experimentação.
A decadência do Mundo Antigo e o advento da Idade Média representaram um enorme retrocesso para a ciência. Uma sociedade basicamente rural, dominada pela religião, e fazendo uso muito restrito da escrita e de livros, poucas possibilidades oferecia ao desenvolvimento científico.
O renascimento do comércio e da vida urbana, no final da Idade Média, criou um ambiente próprio para a renovação cultural que lançou as bases da ciência moderna. Foi nesse universo urbano em formação que viveu no século XVI, o personagem símbolo desssa ciência: Galileu Galilei.
Galileu introduziu um procedimento experiemental para o cientista: a nescessidade de testar, com experiências concretas, as formulações teóricas, criar situações favoráveis de observação, eliminando fatores que interfiram a análise do fenômeno a ser estudado.
Outro momento importante na constituiçãodo conhecimento ligado à Física ocorreu no século XVII com Isac Newton. Ele realizou a primeira grande síntese da história da Física através da formulaçao de leis gerais. Newton criou, ainda, um sistema matemático pra resolver problemas da Física que antes não tinham solução.
O final do XIX foi uma fase de excessivo otimismo. Muitos estudiosos de Física achavam que já conheciam os princípios e as leis fundamentais do funcionamento do universo.
A teoria da relatividade, publicada por Eisnten em 1905, provoucou uma verdadeira revolução no campo científico. As mais arraigadas certezs, baseadas nas leis de Newton, passaram a ser revistas.
De lá para cá, os avanços foram enormes. A obtenção de energia a partir da desintegração atômica, os satélites e as viagens espaciais são alguns dos resultados mais conhecidos do progresso recente da Física.
Eo estudar Física você provavelmente perceberá que uma das lições da ciência é que a aparência é muito enganadora.
Desconfiemos, pois, da obviedade.


Fonte: Bonjorno, Regina Azenha et al.Física Fundamental:2º grau:volume único.São Paulo:FTD, 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário